* Pesquisas:
A primeira etapa do Projeto compreende a pesquisa e elaboração de textos realizadas a partir de três eixos: estudos sobre dramaturgia, pesquisa histórica e pesquisa cênica.
Os textos, resultados das pesquisas, podem ser acessados em:
- http://sombraseteatro.blogspot.com/estudos-sobre-dramaturgia
- http://sombraseteatro.blogspot.com/estudos
- http://sombraseteatro.blogspot.com/pesquisa-cenica
* Laboratório de Teatro de Sombras
Laboratório desenvolvido internamente com o objetivo de experienciar e aprofundar conhecimentos sobre o Teatro de Sombras. Exercícios e improvisações possibilitaram abordar temas fundamentais para essa linguagem, como:
- A presença e vivência do escuro
- O corpo como silhueta
- A silhueta do corpo: movimentos e sons
- A confecção de silhuetas
- As possibilidades das silhuetas recortadas: manipulação, intenções, características
- A criação e relação de personagens
- A criação de situações
- A luz no Teatro de Sombras: diversas possibilidades
- Diversas formas de utilizar os pontos de luz: luz fixa, luz em movimento, cores
- Diferentes focos de luz para a mesma cena
- Diferentes tipos de silhueta: preta, colorida, com mecanismo
- Diversas formas de utilização de telas
Laboratório coordenado por Jerson Fontana, com a participação de Juliani Borchardt, Maristela Marasca e Vanessa Bordin.
Veja algumas imagens do laboratório:
* Escrita e Análise do Texto
O texto que servirá de base para a próxima montagem foi escrito a partir de pesquisas realizadas nas áreas de história, dramaturgia e encenação.
A peça, escrita por Jerson Fontana, combina elementos do teatro de atores, sombras e bonecos para mostrar lendas e mitos da culturas guarani e missioneira.
* Criação de Figurinos e Adereços
Os elementos cênicos do espetáculo foram elaborados a partir de pesquisas realizadas sobre as culturas guarani, européia e das Missões.
O grafismo e a cestaria guarani, a produção artística e a vida nas Missões e obras do pintor espanhol Francisco de Goya (1746 - 1828), foram algumas fontes de pesquisa que inspiraram a criação.
Imagens de estudo:
Imagens de criação:
* Estudos e Criação de Silhuetas
As silhuetas do espetáculo foram projetadas após pesquisa histórica realizada sobre os índios guarani e as Missões Jesuíticas. Elas foram concebidas a partir de elementos geométricos e traços elementares, que reforçam o caráter contemporâneo da montagem ao entrelaçar diferentes linguagens: teatro de sombras, teatro de ator e teatro de bonecos.
* Confecção de Silhuetas
A confecção de silhuetas exige paciência e determinação. Tesoura, estilete, cola, martelo, vareta, alicate, papel, arame... Eis alguns dos materiais usados para "dar vida" aos personagens do espetáculo.
* Confecção de Silhuetas com Mecanismos
Seguem abaixo imagens de confecção de silhuetas para três cenas do espetáculo: índios amassando o barro (silhuetas com articulação em estrutura circular); igreja de São Miguel (com estrutura removível que permite mostrar dois momentos diferentes); infância de Sepé, Arazay e Inácia (silhuetas com articulação e foco de luz móvel).
* Confecção de Silhuetas Coloridas
As silhuetas coloridas foram confeccionadas em acetato transparente e coloridas com verniz vitral. Também foram criadas silhuetas com papel celofane colorido.
* Confecção de Figurinos
A Turma do Dionísio está em fase de confecção dos figurinos para o novo espetáculo, que mostra lendas e histórias das Missões.
Os figurinos dos atores foram criados a partir da combinação entre elementos da cultura guarani e luso-espanhola dos séculos XVII e XVIII.
* Processo de Ensaio
Os ensaios para o novo espetáculo da Turma do Dionísio estão em andamento. A montagem mostra mitos e histórias das Missões. O espetáculo incorpora o teatro de sombras, bonecos e atores. Os atores e a direção pesquisam as especificidades e formas de interação entre as diferentes linguagens.
* Criação Gráfica
O material gráfico da peça foi concebido a partir da relação de complementaridade e conflito entre os dois personagens centrais do enredo. O projeto destaca também uma das linguagens utilizadas no espetáculo: o teatro de sombras.
Integram o material gráfico do espetáculo Caminhos de Sol e Lua: cartaz, relise, programa de porta, projeto pedagógico, convite e banners.
* Confecção de Bonecos
O Grupo optou por utilizar no espetáculo Caminhos de Sol e Lua a técnica do bonecos de vara, confeccionado a partir de diversos materiais, como: madeira, espuma, tecido e papelagem.
Num primeiro momento, o texto fornece os aspectos fundamentais para a criação do personagem. Depois disso é preciso planejar a estrutura técnica e as características estéticas dos bonecos. Finalmente, o processo de confecção inicia, seguindo diferentes etapas.
* Trilha Sonora:
Para conceber a trilha do espetáculo Caminhos de Sol e Lua, o músico Renato Fontana participou das reuniões de análise e discussão do texto, acompanhou o processo de confecção e participou dos ensaios. Isso para permitir uma afinidade maior entre a diversidade de linguagens do espetáculo e a concepção musical.
Para compor as canções da peça o músico também pesquisou instrumentos usados nos séculos XVII e XVIII, como: cravo, violino, flautas, violão, trompete e acordeon.
Para conferir uma prévia da trilha sonora, clique aqui
* Cenário - Estrutura:
Ferro, alumínio, madeira, tecido e muito parafuso são alguns dos materiais que fazem parte da estrutura do cenário da peça Caminhos de Sol e Lua.
Foram executadas estruturas para a tela de sombras principal e para a empanada de bonecos, além de estruturas complementares.
* Confecção de adereços:
Veja algumas imagens de confecção da tela para sombras móvel do espetáculo Caminhos de Sol e Lua.
* Cenário - Acabamentos:
Em fase de acabamento, o cenário do espetáculo Caminhos de Sol e Lua começa a ocupar o espaço cênico.
Agora é a vez da costura, cola, pintura e muito velcro (um grande aliado do teatro, ao lado da fita crepe!)
Compõem o cenário do espetáculo uma tela para sombras, uma empanada para bonecos e cenários complementares, como painéis.
Muito lindo tudo. Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de saber, qual é o nome do tecido que usam no palco para fazer o teatro para que a imagem fique nítida?
O tecido deve estar bem esticado?
obrigada
Olá, Rubia.
ResponderExcluirO nome do tecido que usamos é failete, mas é possível utilizar outros.
- A tela esticada colabora para a nitidez da imagem, mas a tela franzida pode auxiliar em efeitos.
Vcs utilizaram o refletor PC? Estou em uk processo pra conseguir executar um videoclipe utilizando a estética do teatro de sombra... como vc eliminam o ponto de luz do refletor na tela?
ResponderExcluirOlá, Teste01: poderias me informar seu contato ou identificação que respondo para você!
ResponderExcluirGostaria de receber esta informação também.
ExcluirMeu e-mail é: isabella13souza@gmail.com
Gostaria de receber informações também!
ExcluirGostaria de saber se posso utilizar TNT para o palco....????
ResponderExcluirBom dia, Jerson. Gostaria de saber qual o melhor refletor para usar no teatro de sombras no fundo do palco para uma peça teatral? E como eliminar um ponto de luz do refletor na tela? Eu reparei que em algumas apresentações de teatro de sombras aparece esse ponto de luz no centro da tela. Vc poderia me explicar qual refletor e lâmpada que devo usar? E como usar outras cores tb? Obrigada!
ResponderExcluirO meu e-mail é annapaula.lima.ferreira@gmail.com
olá, boa tarde! Gostaria da mesma informação da Ana Paula, me envie no e-mail, por favor. Obrigada
Excluiraf.andreiafranca@gmail.com
Boa tarde!
ExcluirA pergunta da Ana Paula Lima é uma das minhas duvidas, responde para mim por favor
alison30.ml@gmail.com
Vai toma no rabo
ExcluirPara tela posso usar algum tipo de papel em vez de tecido, quando o palco for pequeno?
ResponderExcluirBoa tarde, será que se usar tnt para sombra da certo?
ResponderExcluirTambém gisgosta de saber que outro tecido posso usar, o posicionamento dos artistas na tela, o tipo de luz e como eliminar o ponto de luz no centro da tela
ResponderExcluirOi, tudo bem? Por favor, tbm gostaria de algumas informações. Vamos fazer um teatro em nossa igreja e gostaria de saber qual luz utilizar e se tem uma distância mínima para ser feito o teatro de sombras com pessoas. Obrigada
ResponderExcluirola boa tarde!!gostaria muito de fazer teatro de sombra na minha igreja gostaria de saber informação dos materias precisam? tecido? tipo de luz etc...
ResponderExcluiraqui vai meu email:suzisl23@hotmail.com
gostaria da mesma informação.. jaquealmeeida@gmail.com
Excluirola boa tarde!!gostaria muito de fazer teatro de sombra na minha igreja gostaria de saber informação dos materias precisam? tecido? tipo de luz etc... bruhcolen@gmail.com
ResponderExcluir
ResponderExcluirBom dia, gostaria de saber qual o melhor refletor para usar no teatro de sombras no fundo do palco para uma peça teatral?
melinamelk@hotmail.com
Boa noite...me ajudem...quero fazer o teatro de sombra na festa de 15 anos da minha filha.Posso usar algum papel? Como faço pra não aparecer o ponto de luz? Me respondam por favor d.nhaa@hotmail.com
ResponderExcluirOlá gostaria dá mesa informação da Ana Paula envie no meu email! Obrigada
ResponderExcluirFamíliastival@hotmail.com
Também gostaria de saber qual o refletor...
ResponderExcluirlidianec.gomes@hotmail.com
QUERO RECEBER TODAS AS INFORMAÇOES dayannarafa1987@gmail.com
ResponderExcluirOla.
ResponderExcluirQue preciosidade o Teatro de sombras.
Gostaria de saber qual melhor tecido, luz ou refletor.
É possível fazer com poucos recursos?
Muito grata.
Pretendo fazer um teatro de natal com crianças.
ResponderExcluirO algodão é um bom tecido.
Qual tamanho ideal?
Melhor refletor e como posicionar.
Muito grata.
Qual o tecido para realizar tela para uma medida 6 metros por 1.80 altura???
ResponderExcluirExiste uma lâmpada específica???
Parabéns por tão lindo espetáculo.
ResponderExcluirSe possível passe-me informações sobre quais tecidos, projetor, foco de luz, tudo o q vc puder me informar. Sou leiga e será a primeira vez a executar uma tarefa tão grandiosa. Desde já agradeço imensamente.email: sonariacalheira01@hotmail.com
Amei gostaria de saber quais os materiais que usarei no palco
ResponderExcluir